A Padroeira

image27

Origem de Nossa Senhora da Saúde

Existem muitas origens para a história de Nossa Senhora da Saúde, com várias versões em vários locais, porém a que possui mais registros e mais aceita remonta aos tempos da peste negra européia.


Segundo contam os registros e a tradição, no ano de 1599 uma forte epidemia caiu sobre a cidade de Sacavém em Portugal, sendo tão mortal que não havia sequer espaço para enterrar os cadáveres dos que caiam por conta desta doença que se espalhava, o que forçou a começarem escavações e covas nos arredores do cemitério da igreja.

O Milagre de Nossa Senhora da Saúde

Durante as escavações das novas valas foi encontrada uma imagem de Nossa Senhora, e imediatamente foi tomado como um sinal de Maria para que todos orassem, e assim foi feito.

Imediatamente as pessoas começaram a orar a Nossa Senhora da Saúde com grande veneração, pedindo a proteção da Virgem Santíssima.

Tamanhos eram os benefícios de cura que vinham das orações que o povo decidiu realizar uma procissão pela proteção e Maria, que fez com que a peste cessasse, e sendo atribuída a esta imagem o nome de Nossa Senhora da Saúde.

O ícone de Nossa Senhora da Saúde

 Ao olharmos para a tradição da devoção Mariana, podemos entender que o ícone de Nossa Senhora da Saúde faz sentido, já que a Virgem Santíssima vem ao nosso encontro nos momentos de grande dificuldade inclusive quando causados por enfermidade. 

A Festa da Padroeira

 Na Paróquia Nossa Senhora da Saúde em Curicica, Rio de Janeiro, a Festa da Padroeira é realizada na primeira quinzena de novembro, com a Novena, Carreata e Procissão da Padroeira. O dia da Festa da Padroeira é celebrado no dia 16 de novembro.  

Oração de Nossa Senhora da Saúde

 Virgem puríssima,  
que sois a Saúde dos enfermos, 
o Refúgio dos pecadores, 
a Consoladora dos aflitos 
e a Despenseira  de todas as graças, 
na minha fraqueza  e no meu desânimo 
apelo, hoje,  para os tesouros 
da vossa misericórdia e bondade 
e atrevo-me a chamar-vos  pelo doce nome de Mãe.  
Sim, ó Mãe, atendei-me  em minha enfermidade, 
dai-me a saúde do corpo  
para que possa cumprir 
os meus deveres  com ânimo e alegria, 
e com a mesma disposição 
sirva o vosso Filho Jesus 
e agradeça a vós,  Saúde dos enfermos. 
Nossa Senhora da Saúde, 
rogai por nós. Amém. 

Hino da Padroeira

 

Ave Maria, saúde dos enfermos, doce conforto, bálsamo de amor. Nós te invocamos e de ti esperamos, ouve piedosa, Mãe do meu Senhor.

Refrão: A quem te implora, socorre agora nossa Senhora, salve.

Tudo é tristeza, sem o teu sorriso, em nossa vida, tão cheia de dor. Com a tua graça, lá do Paraíso, nos vem o alívio do Eterno Amor.

Abre teu manto sobre os que morrem. Roga do Filho o celestial favor. Vê quão aflitos, teus filhos sofrem. Dá tua bênção, Mãe do belo Amor.

Ave Maria, estrela do bem porto. Nossa esperança, em tanto sofrer. És nossa Mãe, e com teu conforto, agora e sempre, nosso é teu querer

Hino da Padroeira

 

Nossa História

image33

Como começou...

 As obras do Conjunto Sanatorial de Curicica foram feitas de 1949 a 1951 pelo então diretor do Serviço Nacional de Tuberculose, Professor Rafael de Paula Souza. Foi inaugurado em 2 de janeiro de 1952 pelo Presidente Getúlio Vargas. Em 1979, o hospital deixou de ser exclusivo para tuberculosos, passando a atender outras doenças. Os primeiros moradores do bairro de Curicica freqüentavam as missas dominicais na capela Nossa Senhora da Saúde, localizada dentro do hospital. Em 1964, o padre italiano Rino Contard (1917-1994) assumiu o cargo de capelão do hospital. Em 1968, ele conseguiu com a Imobiliária Curicica o terreno, onde hoje se ergue a Igreja Nossa Senhora da Saúde. 

Capela Nossa Senhora da Saúde

Aguarde

Paróquia Nossa Senhora da Saude

Aguarde

Horário das Missas

Missas Semanais

SEGUNDA - 19H

QUARTA - 19H

SEXTA - 19H

Missas Dominicais

7H30

10H

19H

Entre em contato

Fale com a PasCom

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de Serviço do Google são aplicáveis.

Ou nos envie uma mensagem pelo Whatsapp

Paróquia Nossa Senhora da Saúde

Rua General Olívio Uzeda 231, Curicica, Rio De Janeiro - Rio De Janeiro, 22780, Brazil

21 2441-2513 - Secretaria Paroquial 21 99466-2576 - Pastoral da Comunicação

Secretaria Paroquial

seg

09:00 – 17:00

ter

09:00 – 17:00

qua

09:00 – 17:00

qui

09:00 – 17:00

sex

09:00 – 17:00

sáb

09:00 – 00:00

dom

fechado

12h as 13h a Secretaria fecha para almoço