Pastoral do Batismo

 

“Ide, pois, e ensinai o Evangelho a todas as criaturas; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. (Mateus 28, 19)


A equipe do Batismo é na verdade uma parte da PASTORAL DA INICIAÇÃO CRISTÃ

É formada por cristãos católicos leigos, e tem por objetivo informar, instruir e conscientizar os pais e padrinhos para este ato sacramental. Atualmente, o esforço pastoral segue no sentido de mostrar que o batismo seja, cada vez menos, um rito puramente tradicional e social, e cada vez mais uma entrada consciente do homem para o mundo de Cristo e seu Evangelho.


Coordenadora: Maria Aparecida de Andrade Dias

image22

Orientações sobre o Batismo

image23

Inscrição Para o Batismo

A inscrição é feita no mês anterior ao mês do batismo e acontece na Primeira Quarta Feira do Mês, de 19 as 21 horas no Salão Paroquial com a Pastoral do Batismo.

A inscrição dever ser feita pelos pais. Na impossibilidade da Mãe e do Pai virem juntos, é obrigatório que seja feita por um dos dois (Pai ou Mãe).


DOCUMENTAÇÃO

  • Certidão de Nascimento Original da Criança
  • Comprovante de Residência

Preparação para Pais e Padrinhos

Para as crianças receberem o Sacramento do Batismo, os Pais e Padrinhos devem frequentar o curso preparatório dentro do horário estabelecido, não sendo permitido atrasos e nem saídas antecipadas.

A preparação acontece  na terça feira que antecede a celebração do Batismo, as 20 horas.


Podem fazer a preparação, pais e padrinhos que irão batizar alguma criança em outra paróquia. Eles receberão o Certificado da Peparação de Batismo que é válido por 2 anos.

Sobre os Padrinhos de Batismo

Os padrinhos devem:

  • Ser católicos
  • Ser maior de 16 anos, batizado(a) e solteiro(a)
  • Se for casado, é obrigatório que seja casado na Igreja Católica Apostólica Romana. E é necessário apresentar a certidão de casamento. (O Padrinho não precisa necessariamente ser casado com a Madrinha)
  • Ter consciência da missão que está abraçando, desejando ser luz e fermento da vida cristã da criança que está assumindo como afilhada.

Sobre os Padrinhos de Consagração

 Padrinhos de consagração são aqueles que assumem durante a consagração da criança à Nossa Senhora ou à Deus, rezar por esta criança, estar ao seu lado espiritualmente, ser, como Nossa Senhora, uma espécie de “outra mãe” só que espiritual.

Qual o papel da Madrinha e/ou Padrinho de consagração?
É um papel simbólico, tendo um sentido de cuidado espiritual. Lembrando também que a consagração da criança à Nossa Senhora, não é sacramento. 


A Consagração pode ser feita por duas pessoas, podendo ser um casal ou duas pessoas do mesmo sexo, pois como não é sacramento, não há as mesmas regras rígidas como as do batismo. 

image24

I

Como fazer parte da Pastoral do Batismo

Se você se interessou em fazer parte da Pastoral de Batismo, será muito bem vindo! Só é preciso ser batizado, viver de modo coerente com a fé que professa e ser comprometido com o serviço a que se propõe. Basta entrar em contato com os coordenadores:

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de Serviço do Google são aplicáveis.